Vygotsky

Teoria Interacionista
Ambiente e social, a interação com o outro é que vão favorecer o desenvolvimento do sujeito.

Vygotsky a linguagem me constrói e eu a interiorizo.

Histórico Social, podemos viver até na mesma casa, mas temos história de vida distintas, diferente um do outro.
Histórico materialista, dialético, é o ir e vir, nunca tem fim, há de se ver, sentir, interrelacionar.
Dialética é a interdependência, não pode separar, a parte toma sentido no todo e o todo se faz por partes.

Heráclito, nenhum homem se banha duas vezes no mesmo rio.
Porque aprendemos, para resolver problemas, para dar conta de um desequilíbrio.Buscar afeto, somente o desequilíbrio, a falta e o afeto que nos faz buscar. O que nos torna humanos é apenas 2% do que nos separa dos animais. 

Preocupa-se com a relação, não basta a ação do sujeito e do objeto, é no convívio  com o outro que se constrói a inteligência.
Para Vygotsky, não existe uma lei universal, se funciona para uma criança pode não dar certo para outra.
Crê na epistemologia, que é o estudo científico do conhecimento.
Conhecimento Potencial

ZDR - Zona de Desenvolvimento Real - É o conhecimento real, o que já sabe.
ZDP - Zona de Desenvolvimento Potencial - É o que aprende com a mediação de alguém, onde o potencial pode alcançar.

Sair do   REAL                        PROXIMAL                      POTENCIAL

Real - É o que os sujeito sabe
Proximal - Na zona proximal, onde acontece a intervenção, a mediação, onde age o professor.
Potencial - O que tem capacidade de fazer, mas ainda não faz.

Aprendemos com os pares iguais, não importa quando, quem nem como.

A Psicopedagogia trabalha  na fase entre ZDR e ZDP

Vygotsky, não tinha medo de falar, por isso foi preso muitas vezes, alguns autores dizem que  sua morte precoce foi devido a ingestão de veneno para ratos que lhe davam paulatinamente cada vez que era preso.
Outros dizem que adquiriu tuberculose por morar em porões úmidos, era muito pobre e vivia de favores dos amigos com Backthin.
Tinha o hábito de escrever a noite e guardava seus escritos em um baú no seu quarto, durante sua vida não teve nenhum livro publicado.
Quem publicou seus escritos e os organizou foram Luria e Wallon.
Luria era médico, seu amigo e seguidor.
Vygotsky era proibido pelos governantes russos de falar em praça pública, quanto mais de publicar obras.
Pensamento e Linguagem; Formação Social da Mente são suas obras básicas.
Ele dizia que a arte é o que mais revela a alma humana. 
Sara Paim retoma a ênfase de Vygotsky da arte em seu livro: A Arte e Conhecimento.
Vygotsky, não acreditava em pré requisitos, se a escola não valorizar o conhecimento prévio do aluno ela o está subestimando.
Ele usa palavra aprendizado porque envolve a relação de quem ensina e de quem aprende.
Para ele o faz de conta é terapêutico, a partir do momento que faço de conta já não sou eu é o outro
O faz de conta confronta a criança a vivenciar seus conflitos.
Freud dizia que todos os dias devemos ouvir nosso ego.
A verdade revela-se nos atos falhos, Vygotsky trabalha a semiótica, várias linguagens.
Na semiótica a imagem da família, do indivíduo, do social, do professor, são as várias linguagens.
A criança que agride a professora ( a mulher) pode ter sido rejeitada pela mãe, por outras mulheres, por sua mãe biológica, pela adotiva.
Para Vygotsky, ninguém aprende sem conceito, para saber o científico devemos relacionar com os nossos conceitos. Quando e como os conceitos começam a se estruturar nas pessoas?
O bom ensino é o que leva o aluno a agir.


Referências:
Gambini - Pais Postiços




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