Estimulação Precoce

Nos primeiros anos de vida as crianças que apresentam atrasos devem fazer a estimulação precoce, fase dos 0 aos 03 anos.

Estimulação precoce é a intervenção clínica terapêutica para refazer e construir a relação entre mãe e filho.
Ao reconstruir a relação mãe e filho a criança passa a ocupar o espaço de filiação onde ele apesar de sua diferença faz-se sabedor de um nome, uma identidade, sentir-se membro de uma família.
O problema é quando a família não vislumbra um futuro para a criança.




Período Sensório - motor
Os 02 primeiros anos de vida
  • Processo de filiação
  • Linguagem
  • Imitação diferida (imitações, representa situações que aconteceram)
  • Reconta o que vivenciou, o que vistes lá fora? E a criança é capaz de nomear o que viu.
  • Como faz o cachorro? E o gato?
  • Imagem mental ( Pode antecipar percursos, buscar o chinelo)
  • Inicio do jogo simbólico, faz de contas, brincar com bonecas, casinha, imitar os pais
  • Começa a interdependência sensorial-motor a criança diz "não quero" Faz suas escolhas.
Período Pré-Operatório Intuitivo
Dos 02 aos 05/07 anos
Começa aos 02 anos é o intuitivo simples (usa apenas uma variável)
Dos 05 aos 07 anos é o intuitivo articulado ( mais de uma variável)

Intuitiva
Crê no que vê. O avião voa no céu e é pequeno, logo não é o mesmo de um aeroporto, porque o do aeroporto é muito maior do que o que está no céu.
A criança explica tudo por intuição, exclui a objetividade, consolida as conquistas do estágio sensório-motor, entra no processo de identificação, escolhe suas próprias modalidades.

Intuitivo Pré-lógico
É capaz de descobrir suas próprias particularidades do processo de identificação, são os gostos das crianças, gosta de feijão, não gosta de carne, escolhe suas roupas, característica forte é o egocentrismo, prima seu ponto de vista.
Para equilibrar deve haver o corte, limites. Com o corte, ela deve tolerar a frustração e partir desta vai haver seu crescimento.
Uma criança para se alfabetizar não pode ser egocentrista, quando o professor explica a criança deve querer aprender, aceitar a lei do outro, o egocentrismo cede lugar a socialização.
No psicótico não há o corte, só há um significante e está cristalizado, pois isso é sempre isso, para ele. Cara é sempre cara.
Cada coisa está em seu lugar e é único. No psicótico o corte e a função paterna não existem, e por ele a simbiose com a mãe seria permanente.

Tempo e espaço 
Intuitivo depende da ação. Não usa o tempo cronológico. 
O tempo está vinculado ao seu egocentrismo, não é um tempo objetivo.
Quando se diz a uma criança de 03 anos, quinta feira, sábado vamos ao shopping,.A todo instante vai querer ir ao shopping.
Aprendem na oposição relacionando de dia estamos acordados, de noite dormimos. O que é tarde?
Temos que associar a suas ações, de tarde estás na escola.
Frio, quente, mas o que é morno?

Sons:
quá, quá, quá
piu, piu, piu
au,au,au

Repete várias vezes, vai identificando os animais , de repende um MIAU, miauuuuu
Este miau descentralizou, tempo carente de cronologia, gradativamente chegasse ao tempo cronológico.
A criança que não tem noção de frações, não aprende as horas.
Espaço carente de tamanho, de medidas e anulações é subjetivo . Espaço topológico e a passagem será para o espaço Euclidiano, onde domina a perspectiva.

Linguagem
Tal qual são as outras produções revelam suas características egocêntricas de se adaptar as interlocutor. Pode revelar fatos.
Vai perdendo os componentes do corpo para os relatos e vai ampliando a linguagem, fazendo relatos mais ricos utilizando menos linguagem gestual. Paulatinamente a linguagem verbal aumenta e passará a ser escrita.
Pré- conceitual
Progressiva em organização aos hábitos da vida diária

Período Operatório Concreto
Dos 08 aos 10 anos
  • Socialização
  • Objetivo
  • Tempo cronológico
  • espaço Euclidiano
  • Escrita
  • Arma conceitos
Período Operatório Formal
A partir dos 11 anos
  • Conceitos abstratos

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