Função Materna

E se fosse um bebê deficiente?



É como se uma rede se rompesse , existe uma quebra, a distância entre o Real e o Imaginário  fica enorme.
Há uma quebra, que deve ser RESSIGNIFICADA ( ferida narcisista)
Deve-se re imaginar  e re-significar para recuperar.

Estimulação Precoce entre mãe e filho para reelaborar o luto.

os desenvolvimentos estão articulados a posição desejante do outro, e um sujeito que se aproprie desta posição desejante e alguém que aposte neste sujeito.

Sustentar os pais para que descubram  sobre a criança, suas peculiaridades.

Sujeitos que interagem com a criança e produzam aspectos instrumentais.

Dados são secundários, o mais importante é escutar como a mãe apresenta esta criança na clínica, como os pais o apresentam. A maneira de apresentar o filho tem a ver com os significantes que se deseja para a criança.

A função materna, a antecipação funcional, estimulação, o bebê precisa sentir-se desejado para se desenvolver.
A mãe completa-se com o filho. Para Freud, ambos complementam-se.

Os simbolismos que a mãe cria,as transformações são que formam o sujeito.
Nossa vida simbólica começa quando a mãe faz esta transformação ( o cocô não é sujo) está é a simbolização, a substituição.

O choro da criança tem vários sentidos dependendo do momento.

Choro pode ser: dor, fome, cocô, colo, sede, manha

Como palavras  e suas construções sintáxico, tem diversos significados com a mesma palavra o que é significante. Como cara que pode ser de pau, legal, maluco, moeda, rosto...

O significante terá vários sentidos, porque ouve previamente a operação do outro primordial que ofertou a estas produções do bebê várias significações.
A criança com traços psicóticos não tolera trocas nas rotinas, tudo tem que ser muito certinho, sempre igual, não muda nada do lugar, muito metódico, porque o outro colocou assim.
Choro = Fome                 Cara = Rosto 
Não existem para este outras significações, porque cada palavra só foi significada com um único significante.

O objeto do conhecimento fica preso a uma única maneira de se comunicar.
Muitos professores "ensinam" de uma única maneira. É preso a uma única forma e não faz articulações.

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