Essa teoria refere-se a existência de três sistemas ou instâncias psíquicas:
Inconsciente- É o conjunto dos "conteúdos não presentes no campo atual da consciência".
São conteúdos reprimidos, que não tem acesso aos sistemas pré-consciente / consciente,
pela ação de censuras internas.
Estes conteúdos podem ser conscientes, em algum momento e ter sido reprimidos, isto é, "foram" para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconsciente.
O inconsciente é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamentos.
Por exemplo é atemporal, não existe as noções de passado e presente..
Pré-consciente- refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis á consciência.
É aquilo que não esta na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
Consciente- é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.
Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principal e a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.
Entre 1920 e 1923, Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de:
Id, Ego, Superego.
ID constitui o reservatório da energia psíquica, é onde se "localizam" as pulsões: a de vida e a de morte.
As características atribuídas ao sistema inconsciente, na primeira teoria, são nesta atribuídas ao Id.
É regido pelo principio do prazer.
O ID ( prazer):
- É o primeiro sistema de personalidade;
- É o sistema original;
- Simboliza tudo o que é herdado, instintos;
- É a verdadeira realidade psíquica;
- Se refere a realidade psíquica, mundo interno;
- Não tolera energias intensas;
- Busca o conforto, o prazer a qualquer custo;
- Obedece os princípios do prazer;
- Experiência agradável ou desgradável;
- Obriga o organismo voltar ao nível de conforto para evitar dor e obter prazer.
- Ação reflexa:reações automáticas, inatas;
- processo primário: imagens mentais - fome, imagina alimentos. Sonhos: satisfazer desejos.
EGO é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do ID,
as exigências da realidade e as "ordens" do Superego.
Procura "dar conta" dos interesses da pessoa.
É regido pelo principio da realidade, que com o principio do prazer, rege o funcionamento psíquico.
É um regulador na medida que altera o principio do prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade.
Neste sentido a busca do prazer pode ser substituída pelo evitamento do desprazer.
As funções básicas do EGO são: Percepção, Memória, Sentimentos, Pensamentos.
EGO: (real)
- Obedece ao princípio da realidade;
- Opera por meio de processo secundário;
- Processo secundário: pensamento realista;
- Opera no mundo objetivo - realidade;
- Diferencia imagem mental da percepção real;
- Espera até que possa conseguir o objeto de prazer;
- Controla sobre as funções intelectuais e cognitivas;
- Controla as direções da ação;
- decide quais instintos a serem satisfeitos e de que maneira;
- Executivo da personalidade;
- Cabe a ele lidar com as exigências do ID - Superego;
- Papel intermediário: exigencias instintivas do organismo e as condições do ambiente;
- Manter a vida e garantir a espécie.
A falta de limites na infância cria patologias.
A ausência de limites constroem adolescentes e adultos com traços patológicos.
Pode-se pensar as atitudes. Somos humanos.
Quem tem baixa resistência à frustração não suporta o não.
Cuidar quando dizer a uma criança estou triste contigo, vou chorar!
A enurese é o inconsciente, não me enxergam, então eu marco o colchão.
SUPEREGO origina-se com o Complexo de ÉDIPO.
A partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade.
A moral, os ideais são funções do superego.
O conteúdo do superego refere-se as exigências sócias e culturais.
Para compreender a constituição desta instancia, -o superego- é necessário introduzir a ideia do sentido da culpa.
Neste estado, o individuo sente se culpado por alguma coisa errada que fez
O que parece obvio- ou que não fez e desejou ter feito, alguma coisa considerada má pelo ego mas não, necessariamente perigosa ou prejudicial: pode pelo contrario, ter sido muito desejada.
Por que então é considerada má? Porque alguém importante para ele, como o pai, por exemplo, pode puni-lo por isso.
E a principal punição é a perda do amor e do cuidado desta figura de autoridade.
Superego : (moral)
- Terceiro sistema a se desenvolver;
- Representante interno de valores e ideias;
- De cunho moral e social;
- Tende mais a perfeição do que o prazer;
- Obedece a padrões da sociedade;
- Representa mais o ideal do que o real;
- É o árbitro moral internalizado;
- Sabe adiar um prazer- sublimação;
- Normas e regra de vida grupal;
- Criança evita punição e posterga prazer.
O superego instala-se em função dos limites. Limite entre o certo e o errado.
Funções do Superego
- Inibir impulsos do ID;
- Persuadir o ego a substituir os alvos;
- lutar pela perfeição.
Enquanto psicopedagogo e educador ter equilíbrio entre consciência e ego ideal.
Toda educação está em cima do equilíbrio.
A culpa gera depressão.
passagem do controle dos pais o auto-controle é muito difícil para o adolescente.
Quem é muito moralista está no superego.
Freud : O que uma criança sente?
Por que uma criança é agressiva?
http://novospsicologos.blogspot.com.br/2010/04/estrutura-psiquica-do-ser-humano.htmlO brinquedo mais terapêutico é o esconde-esconde, trabalha as angústias.
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