Corpo e Representação


A psicomotricidade vai trabalhar com o sujeito, que tem um corpo, uma mente, referências, marcas do que é.

Quando uma criança apresenta transtornos psicomotores o corpo fica muito na ordem Real, portanto as representações ficam comprometidas.
Uma criança com o corpo muito presente apresenta geralmente problemas de aprendizagem que acarretam transtornos psicomotores.

Atividades que podem ser desenvolvidas para referenciar, encontrar o sujeito protagonista que está oculto nesta criança.

Linguagem = Fonológico
Linguagem=Semântica
Linguagem= Síntaxe

Função Analítica Sintética
Proporcionar situações que levem a criança apagar sons, "falas" dos outros e buscar a sua "fala", ser protagonista.
Através do brincar, encontrar seu par, seu som, seu animal, seu lugar em casa, na escola, na sociedades ( a longo prazo, com terapias)

Jogos sugeridos:
Jogo do limão - Numerar de 1 a ...
Dizer seu número, exemplo  1 limão, 1/2 limão, 2 limões....8 limões, a criança que for o número 8 levanta-se e deve repetir 1 limão...

Roubo do Rabo - Em círculo, cada aluno recebe um rabo de uma cor diferente, são de papel crepom, nas cores azul, amarelo, verde, vermelho, branco... Tem de diversos tamanhos, uns maiores, outros menores,.
Agrupam-se por cores, por tamanho. 
Quem rouba o rabo do outro?
Comparar quem pegou mais, quem pegou os maiores.

Trabalhar jogos cooperativos
De memória
Figuras geométricas
Nomes de frutas
Atenção
Rapidez

Nenhum comentário:

Postar um comentário