Desenvolvimento Psicossocial

"A natureza quer que as crianças sejam crianças antes de serem homens. Se quisermos perverter essa ordem, produziremos frutos temporãos, que não estarão maduros e nem terão sabor, e não tardarão em se corromper; teremos jovens doutores e velhas crianças. A infância tem maneiras de ver, de pensar e de sentir que lhe são próprias" Jean-Jackes Rousseau

A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa com o meio que a rodeia. 
Cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa.
Entender como se dá o crescimento e amadurecimento físico, de que maneira acontece o desenvolvimento cognitivo, mental, de que forma as emoções atuam e dirigem a vida do indivíduo, e como o homem se desenvolve no aspecto social, bem como as formas de interação desses aspectos e forças do desenvolvimento, levando-se em consideração os aspectos herdados e os assimilados são postulados e tratados pela Psicologia do Desenvolvimento. 


Vida Intra Uterina -
A gestação é dividida em três estágios:
A fase germinal, que dura de 10 a 14 dias e envolve a concepção e a implantação do feto no útero.
O estágio embriônico, que vai da segunda semana à oitava e é o principal momento de formação dos órgãos e desenvolvimento dos sistemas essenciais do corpo.
O estágio fetal, que vai da oitava semana até o parto e no qual ocorre principalmente o crescimento da criança. Nesta fase ela é capaz de sentir as carícias que são feitas na barriga!

Alguns aspectos são muito importantes para o bom desenvolvimento da criança ao longo da gestação. A alimentação da mãe, sua exposição a drogas, incluindo nicotina e bebidas alcóolicas, e radiação, bem como o adoecimento por vírus ou infecções são elementos que podem interferir no crescimento e formação do bebê.
 Mães com idade avançada ou muito jovens também podem ter complicações. 
O apoio do pai e a segurança emocional oferecida por ele podem ser muito importantes para que a mãe se prepare para a chegada da criança. 
A parceria entre o casal ajuda para que enfrentem positivamente as grandes mudanças que irão ocorrer em suas vidas com a presença de um filho.
Além de todos estes aspectos, existem certas vivências do feto ao longo da gravidez que fazem parte de seu desenvolvimento e foram estudadas e aprofundadas pela psicanalista Joanna Wilheim. 
Ela enfatiza que, mesmo antes de nascer, o bebê já possui vida afetiva e é capaz de sentir aquilo que acontece com a mãe. 
Ele apreende o que se passa com ela por meio de sinais fisiológicos, como aumento da frequência cardíaca, movimentação corporal e liberação de hormônios específicos, transmitidos a ele através da placenta.
 Mães que passam por stress frequente durante a gravidez podem gerar mudanças no padrão respiratório e circulatório de seu bebê.
Durante a gestação, mãe e criança entram numa sintonia especial e são capazes de se comunicar e começar a se conhecer. Isso vai ocorrendo conforme a mãe se conecta emocionalmente com seu filho por meio das carícias e conversas que mantém com ele. 
A capacidade de senti-lo e acolhê-lo quando está agitado também são formas de iniciar o contato com a criança e de exercer a maternidade.
O feto não fica estático no útero: ele explora seu ambiente, brinca com o cordão umbilical, se movimenta, dá cambalhotas, suga os dedos, dorme, sonha e até possui um tipo especial de choro, o vagitus uterinus. 
Todas essas possibilidades que o feto experimenta contribuem para a formação de seus sentidos, seus afetos, bem como para o bom desenvolvimento de seus ossos e juntas.
Além disso, dentro da barriga, o bebê é capaz de perceber luz e som. Encontra posições preferidas e prova sabores a partir das substâncias que são passadas a ele pela alimentação da mãe.
 A partir do 4º mês de gestação, a criança é capaz de ouvir a voz da mãe e pesquisas indicam que os padrões de choro ao nascer muitas vezes reproduzem a entonação e sonoridade da fala materna. Outro fato interessante: algumas crianças cujas mães têm o hábito de cantarolar nascem com inclinação maior para apreciar música e acalmam-se quando reconhecem as melodias que escutavam durante o período de gestação.
Os sonhos que acontecem dentro da barriga são alguns dos primeiros movimentos cognitivos do bebê, uma vez que são pensamentos acompanhados de emoções. Os primeiros sorrisos acontecem quando eles sonham. Eles riem!

Recém nascido - 1 mês / 30 dias
Bebê - 01 ano / 12 meses
Criança - Até a 1ª menstruação ou 1ª polução

1ª infância - 0 aos 02 anos
2ª infância - 02 aos 07 anos
3ª infância - 07 aos 12 anos

Adolescência  - 12 aos 18 anos
Juventude - 18 aos 25 anos
Idade adulta - 25 aos 65 anos
Velhice - 65...

As sensações são próprias dos recém nascidos, até 1º mês de idade somente as áreas primárias, a partir do 2º mês as áreas secundárias manifestam-se, que são as percepções das imagens.
As sensações provocam estímulos diferentes.
Percepções são formas das imagens dos objetos, o bebê começa a reconhecê-los.
As percepções das áreas secundárias são específicas, cada sentido tem uma área sensorial diferente.
A área terciária  começa a funcionar pelos 04 anos de idade.
A percepção global parte da visual para as demais áreas juntando-as.
As áreas terciárias entre a visão e a audição formam as áreas da leitura.
A visão e tato ativam as áreas do esquema corporal e da formação do espaço.

Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
Teoria apresentada pelo psicanalista Erik Erikson(1902 - 1994)
O desenvolvimento psicológico do indivíduo depende da interação que mantêm com outras pessoas num ambiente social. 

Ao longo de toda a vida, o ser humano atravessa estágios que servirão de formação para o seu comportamento, caracterizados pelas chamadas "crises psicossociais", episódios marcantes que influenciarão as decisões que esta pessoa tomará perante à vida.

Estágios do Desenvolvimento Psicossocial
1º Estágio: confiança e desconfiança
Ao longo do primeiro ano de vida do ser humano, este começa a desenvolver a confiança sobre o seu próprio corpo e o mundo a sua volta. É nesta fase que o sentimento de esperança é desenvolvido.

2º Estágio: autonomia, dúvida e vergonha
Entre 1 e 3 anos de idade, começa a surgir a contradição entre os desejos da criança e as normas impostas pela sociedade (na figura dos pais ou educadores). O resultado desta fase é o desenvolvimento do desejo.

3º Estágio: iniciativa e culpa
Entre os 3 e 6 anos, quando a criança percebe o que é certo e errado fazer, o que é bom e o que é mau.

4º Estágio: produtividade e inferioridade
Entre os 6 e 12 anos de idade, período em que a criança percebe a sua capacidade de produzir e criar. A competência é a principal característica social desenvolvida.

5º Estágio: identidade e confusão de identidade
Início da adolescência, quando a pessoa procura entender o seu "papel no mundo". Nesta etapa se desenvolvem as ideias de fidelidade e lealdade, assim como a socialização.

6º Estágio: intimidade e isolamento
Entre os 21 e 40 anos, quando surgem as relações amorosas estáveis e duráveis do indivíduo. O amor é a característica desenvolvida como uma virtude social.

7º Estágio: generatividade e estagnação
Entre os 35 e 60 anos, fazendo com que surja a necessidade social de cuidar do próximo.

8º Estágio: produtividade e desespero
Ocorre a partir dos 60 anos, quando a sabedoria é desenvolvida.


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