Autismo/TEA

1908 – Eugen Bleuler, psiquiatra suíço usa pela primeira vez o termo “autismo” para descrever um grupo de sintomas que relaciona à esquizofrenia. A palavra tem raízes no grego “autos” (eu).
Descreveu pela primeira vez a palavra autismo.

1943 – Leo Kanner, psiquiatra austríaco, radicado nos Estados Unidos e diretor de psiquiatria infantil do Johns Hopkins Hospital, publica a obra “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo”. 
Nela, descreveu casos de onze crianças que tinham em comum “um isolamento extremo desde o início da vida e um desejo obsessivo pela preservação da mesmice, denominando-as autistas” e usou o termo “autismo infantil precoce”, pois sintomas já apareciam na primeira infância. Ele observou que essas crianças respondiam de maneira incomum ao ambiente, incluíam maneirismos motores estereotipados, resistência à mudança ou insistência na monotonia, bem como aspectos não usuais das habilidades de comunicação, tais como a inversão dos pronomes e a tendência ao eco na linguagem – ecolalia. 
Leo Kanner contextualiza essas observações no desenvolvimento, assim como enfatiza a predominância dos déficits de relacionamento social e dos comportamentos incomuns.
Kanner, estudou crianças entre 02 e 08 anos.
Mostrou o fenômeno "mãe geladeira", falavam que era autista, porque a mãe não o amou, não o referenciou.

Leo Kanner foi um dos primeiros psiquiatras a dedicar-se ao estudo das crianças e aos males que as afetavam, tendo, inclusive, sido fundamental para a abertura, em 1930, do primeiro serviço psiquiátrico de atendimento infantil nos EUA (ARAPI, 1995), além de ser um dos principais nomes da história do autismo. No clássico intitulado “Autistic disturbances of affective contact”, publicado pela primeira vez em 1943 na revista The Nervous Children, Kanner apresentouos resultados de observações de onze crianças analisadas por ele no Johns Hopkins Hospital, em Baltimore, nos EUA. Nesse trabalho,argumentou que a singularidade dos sintomas das crianças por ele estudadas representava uma síndrome até então não descrita pela literatura médica. 
Ao descrever a raiz do novo quadro por ele apresentado, o psiquiatra defendeu que o“[...] problema central era afetivo, e não cognitivo.” (LIMA, 2014, p. 110). Leo Kanner argumentou que o autismo era inato, entretanto chamou a atenção da comunidade acadêmica para a possível influência familiar no desencadeamento da síndrome.
Na apresentação do perfil dos membros das famílias das crianças por ele estudadas, Kanner descreveu-as enquanto pessoas “inteligentes”, “obsessivas” e “pouco amorosas”, quase dedicavam mais a assuntos de cunho científico e filosófico e atribuíam pouco valor ao convívio com os outros. Tais observações estendiam-se para os casamentos que, conforme sua interpretação, também eram marcados pelo distanciamento emocional. 
Em suas palavras, a “[...] questão, a saber, é, em que medida, este fato tem contribuído para a condição das crianças. A solidão delas desde o início da vida faz com que seja difícil atribuir o quadro inteiro exclusivamente ao tipo das primeiras relações parentais com o nosso paciente.” (KANNER, 1943, p. 250). 
De acordo com Lima (2014), em 1949 Leo Kanner voltou a publicar um novo estudo sobre o autismo, dessa vez atribuindo maior ênfasena relação autismo e personalidade das mães e dos pais. É nesse momento que surge o que ficou conhecido como a “teoria da mãe-geladeira”,a qual responsabiliza as mães pelo surgimento do autismo em seus filhos. Conforme nos informa Lima (2014, p. 111), Leo Kanner fez a seguinte descrição: Na maioria dos casos, a gravidez não havia sido bem-vinda e ter filhos era nada mais que uma das obrigações do casamento. 
A falta de calor materno em relação ao filho ficaria evidente desde a primeira consulta, pois a mãe demonstrava indiferença, distanciamento físico ou mesmo incômodo com a aproximação da criança. A dedicação ao trabalho, o perfeccionismo e a adesão obsessiva a regras seriam outros dos traços dos pais, e os dois últimos explicariam o seu conhecimento de detalhes do desenvolvimento do filho. Mais que isso, os pais muitas vezes se dedicariam a estimular a memória e o vocabulário de sua criança autista, tomando o filho como objeto de “observação e experimentos”. 
Mantido desde cedo em uma “geladeira que não degela” (ibid, p. 425), o autista se retrairia na tentativa de escapar de tal situação, buscando conforto no isolamento. Leo Kanner contribuiu tanto para a construção de um novo campo de estudos e atuação referentes ao psiquismo humano como para a emergência de um estigma que durante décadas perseguiu – e infelizmente ainda persegue – as mães de crianças diagnosticadas com autismo. (DARRÉ, 2013; LIMA, 2014). 
Cabe destacarmos que a obra de Kanner está inserida num contexto de intensa responsabilização da mãe em relação ao desenvolvimento, principalmente emocional, dos filhos. Foi fundamental a associação entre uma maternidade inadequada e os problemas comportamentais e emocionais da criança nos estudos realizados desde a década de 1920, pela psicanálise, sobre a criança e a importância da figura materna para o seu desenvolvimento psíquico. De acordo com Darré (2013), trabalhos como os desenvolvidos por John Bowlby (1950), René Spitz (1955) e mesmo por Leo Kanner expressam não apenas anseios teóricos, mas também políticos: o desamparo da criança não ocorria apenas quando a mesma era desassistida materialmente, pois a falta de  atenção, carinho e de tempo para o cuidado também não deixavam de se caracterizar como formas veladas de abandono. Assim, para evitar a maternidade inadequada, vários teóricos se dedicaram na elaboração de manuais cujo cerne não era apenas orientar as mulheres a serem mães, mas também impor um determinado tipo de maternidade, aquela apregoada pelo saber médico. Para garantir que as mulheres seguiriam tais normativas, não raro houve a utilização da“tecnologia afetiva da culpa”(DOUGLAS, 2014), criando uma associação entre maternidade e culpa.(FORNA 1999; DARRÉ, 2013). Desta forma, Lima (2014) destaca que os argumentos de Kanner estavam de acordo com os preceitos que norteavam a psiquiatria, naquele momento marcada pela valorização da criança e pela influência (tanto teórica quanto na prática clínica) das teorias psicanalíticas.


1944 – Hans Asperger, psiquiatra e pesquisador austríaco, quase ao mesmo tempo que Leo Kanner, escreve o artigo “A psicopatia autista na infância” que um ano depois é publicado. Ele observou que o padrão de comportamento e habilidades que descreveu, ocorria preferencialmente em meninos, que essas crianças apresentavam deficiências sociais graves – falta de empatia, baixa capacidade de fazer amizades, conversação unilateral, intenso foco em um assunto de interesse especial e movimentos descoordenados. 
Apesar da aparente precocidade verbal de seus assuntos, Asperger chamava as crianças que estudou de pequenos professores, devido à habilidade de discorrer sobre um tema de maneira detalhada.
 Em virtude de suas publicações terem sido publicadas em alemão e seu principal trabalho na época da guerra, seu relato recebeu reduzida atenção e só na década de 1980 seu nome foi reconhecido como um dos pioneiros no estudo do autismo. 
A Síndrome de Asperger deve seu nome a ele.
A síndrome de Asperger é um distúrbio neurológico que resulta em um grupo de sintomas sociais e comportamentais. É um distúrbio do espectro do autismo . As crianças com síndrome de Asperger costumam ter inteligência normal e não apresentam problemas de linguagem.
No passado, essa síndrome era um diagnóstico em si. Agora é chamado transtorno do espectro autista No entanto, alguns ainda usam o termo “síndrome de Asperger” para identificar crianças com uma forma menos grave de autismo.
A causa da síndrome de Asperger é desconhecida. Alguns especialistas acreditam que vários fatores podem ser responsáveis ​​por esse transtorno.
A síndrome de Asperger é mais comum em homens. A história familiar de transtorno do espectro do autismo também pode ser um fator de risco.
Sintomas
Em geral, os sintomas são evidentes entre 2 ½ e 3 anos de idade. Os sintomas podem variar de leves a graves e podem incluir: Dificuldade de interagir com os outros
Problemas fazendo amigos
Pouca compreensão dos sentimentos dos outros
Insensibilidade a sugestões sociais e expressões faciais
Reações sociais e emocionais inadequadas
Preocupe-se com o seu próprio mundo
Não compartilhe entretenimento, interesses ou realizações com outras pessoas
Siga rituais ou rotinas repetitivas
Dificuldade para enfrentar mudanças na rotina ou nos horários
Maneira fechada de pensar
Juros limitados, geralmente em um ou dois casos
Repetindo palavras e frases repetidamente
Intenso interesse em alguns assuntos
Boa memória de rotina sem entender informações
Habilidades verbais limitadas ou uso de palavras de maneira estranha
Dificuldade em imaginar coisas ou pensar abstratamente
Tome as coisas muito literalmente
Concentre-se em pequenos detalhes e tenha dificuldade em olhar para uma imagem mais geral
Capacidade de ler sem entender as palavras
Problemas com comunicação não verbal
Contato visual ruim
Poucas expressões faciais, exceto no caso de raiva ou tristeza
Postura corporal ou mau uso de gestos
Movimentos desajeitados
Dar furtos
Falta de coordenação
Inflexibilidade para aceitar a mudança
Dificuldade em aceitar perdas ou críticas
Desejo obsessivo de terminar toda a lição de casa iniciada

Cuidar de uma criança que sofre da síndrome de Asperger pode ser muito estressante. 
Os conselheiros ajudam os pais a aprender como administrar o comportamento de seus filhos. 

Sugere-se:
Avise a criança que uma atividade está prestes a terminar e forneça meios para “salvar” a atividade para mais tarde. Por exemplo, você pode gravar seu programa de TV favorito para assistir mais tarde.
Tente incorporar alguma flexibilidade ao dia.
Estabeleça limites para o tempo que a criança pode dedicar a uma única atividade obsessiva.
Dê instruções simples.
Use as palavras precisas.
Limite as opções para duas ou três alternativas.
Evite usar expressões figurativas.
Faça listas.
Não presuma que uma criança com esse distúrbio entende o que foi dito simplesmente porque ele consegue repeti-la.
Comece a explicar em idade precoce qual é o comportamento apropriado para lugares públicos e privados.
Não faça ameaças ou promessas em vão.
Felicite a criança por suas realizações, especialmente as sociais.

1952 – DSM-I – A Associação Americana de Psiquiatria publica a primeira edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais. Esse manual fornece uma nomenclatura e critérios padrão para o diagnóstico de transtorno mental. Nesta primeira edição, sintomas autísticos semelhantes eram classificados como um subgrupo da esquizofrenia infantil. Autismo não era considerado como um diagnóstico separado.

1950/1960 – Durante os anos 50, houve muita confusão sobre a natureza do autismo e sua etimologia, e a crença mais comum era de que o autismo era causado por pais não emocionalmente responsivos a seus filhos – a hipótese da “mãe geladeira” – e atribuíam a causa à falta de calor maternal.
 Leo Kanner cunhou o termo, mas foi o psicanalista Bruno Bettelheim que o popularizou. Após a 2ª Guerra Mundial, havia vários trabalhos psicanalíticos sobre autismo, onde pesquisadores analisavam apenas o impacto na vida das pessoas.
 “Eles não consideraram o papel da biologia ou genética, que agora entendemos ser a causa principal” – Fred Volkmar.

No início dos anos 60, um crescente corpo de evidências começou a se acumular, sugerindo que o autismo era um transtorno cerebral presente desde a infância e encontrado em todos os países e grupos socioeconômicos e étnico-raciais investigados. 
Leo Kanner posteriormente se disse mal compreendido e tentou se retratar no seu livro “Em Defesa das Mães”. Mais tarde a teoria mostrou-se totalmente infundada e na maior parte do mundo, tais noções foram abandonadas.

1965 – Temple Grandin, jovem americana que nasceu com autismo (Síndrome de Asperger), cria a “Máquina do Abraço”, um aparelho para lhe pressionar como se estivesse sendo abraçada e que a acalmava, assim como a outras pessoas com autismo. 
Ela revolucionou as práticas de abate para animais em fazendas e suas técnicas e projetos de instalação são usados no mundo todo. 
Além de prestar consultoria para a indústria pecuária em manejo, instalações e cuidado de animais, ela tornou-se uma profissional extremamente bem sucedida. Temple Grandin também ministra palestras pelo mundo todo, explicando a importância em ajudar as crianças com autismo a desenvolverem suas potencialidades.

1968 – DSM-II – É publicada a segunda edição do Manual Doenças Mentais, que refletia a predominância da psicodinâmica psiquiátrica. Sintomas não eram especificados com detalhes em determinadas desordens. Eram vistos como reflexos de grandes conflitos subjacentes ou reações de má adaptação aos problemas da vida, enraizados em uma distinção entre neurose e psicose.

1978 – Michael Rutter – Classifica o autismo e propõe sua definição com base em quatro critérios: 1) atraso e desvio sociais não só como deficiência intelectual; 
2) problemas de comunicação e novamente, não só em função de deficiência intelectual associada; 
3) comportamentos incomuns, tais como movimentos estereotipados e maneirismos; e
4) início antes dos 30 meses de idade. Ao classificar o autismo, Michael Rutter cria um marco divisor na compreensão desse transtorno mental.

1980 – DSM-III – a definição de Rutter e a crescente produção de trabalhos sobre o autismo, influenciaram a definição desta condição no DSM-III, quando o autismo, pela primeira vez foi reconhecido e colocado em uma nova classe de transtornos: os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento – TIDs.
 Esse termo foi escolhido para refletir o fato de que múltiplas áreas de funcionamento do cérebro eram afetadas no autismo e nas condições a ele relacionadas. – CID-10 – na época do DSM-III-R, o termo TID foi instaurado e utilizado também na décima revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID-10.

1981 – Lorna Wing, psiquiatra inglesa, desenvolve o conceito de autismo como um espectro de condições na década de 1970 e, posteriormente, cunhou o termo síndrome de Asperger, numa referência à pesquisa de Hans Asperger. 
Seu trabalho revolucionou a forma como o autismo era considerado, e sua influência foi sentida em todo o mundo. 
Como pesquisadora e clínica, bem como mãe de uma criança com autismo, ela sempre defendeu uma melhor compreensão e serviços para pessoas com autismo e suas famílias. Fundou a National Autistic Society – NAS, juntamente com Judith Gold, e o Centro Lorna Wing. Foi uma das maiores e mais importantes figuras do mundo do autismo.

1988 – Ivar Lovaas, psicólogo da Universidade da Califórnia Los Angeles – UCLA, publica “um estudo pioneiro no qual demonstra como a intensidade da terapia comportamental pode ajudar crianças com autismo, dando uma nova esperança para os pais. 
Nesse estudo sobre análise do comportamento, 19 crianças entre 4 e 5 anos, diagnosticadas com autismo, foram submetidas a 40 horas de atendimento – intervenção precoce intensiva. 
Depois de dois anos, o Quociente de Inteligência (QI) dessas crianças havia aumentado 20 pontos em média. 
Crianças que não foram submetidas à terapia comportamental ABA, não apresentaram melhoras. 
O DSM substitui “autismo infantil” com uma definição mais ampla para “Transtorno de Autismo”, e inclui uma lista de critérios diagnósticos. 
Durante os anos 1980 e 1990, o papel da terapia comportamental e uso de ambientes de aprendizagem altamente controlados emergiram como os principais tratamentos para muitas formas de autismo e condições relacionadas. 
Atualmente, os pilares da terapia do autismo são terapia comportamental e terapia fonoaudiológica. Outros tratamentos são adicionados conforme necessário” – Martha Hubner

1988Rain Man torna-se um dos primeiros filmes comerciais a caracterizar um personagem com autismo. Embora o filme tenha sido fundamental para aumentar a conscientização e sensibilizar a opinião pública sobre o transtorno, também contribuiu para o equívoco de que todas as pessoas com autismo tenham habilidades “savant”.

1994 – DSM-IV – novos critérios potenciais para o autismo, bem como as várias condições candidatas a serem incluídas na categoria TID, foram avaliados em um estudo internacional, multicêntrico, que incluiu mais de mil casos avaliados por mais de 100 avaliadores clínicos. 
Os sistemas de avaliação do DSM-IV e da CID-10 tornaram-se equivalentes para evitar uma possível confusão entre pesquisadores e clínicos, que trabalhavam em diferentes partes do mundo guiados por um ou por outro sistema nosológico.
 A definição dos critérios foi decidida com base em dados empíricos revelados em trabalhos de campo. 
A Síndrome de Asperger é adicionada ao DSM, ampliando o espectro do autismo, que passa a incluir casos mais leves, em que os indivíduos tendem a ser mais funcionais. 
O DSM-IV-TR foi acompanhado de textos atualizados sobre autismo, síndrome de Asperger e outros TIDs. 
Os critérios diagnósticos permaneceram os mesmos que os do DSM-IV.

1998 – Vacina – A revista Lancet publicou um artigo do cientista inglês Andrew Wakefield, no qual ele afirmava que algumas vacinas, entre elas a tríplice (mmr – sarampo, catapora e rubéola), poderiam causar autismo. 
Esses estudos foram totalmente desacreditados por outros cientistas e descartados.
Em maio deste ano (2014), o cientista perdeu seu registro de médico. 
A revista Lancet também se retratou e retirou o estudo de seus arquivos pela falta de comprovação dos resultados sugeridos pelo cientista.
Nos últimos anos, mais de 20 estudos mostraram que, de fato, a associação da vacina ao autismo não tem fundamento. Recentemente, outro estudo publicado nos Estados Unidos, reforça estudos anteriores e demonstra que não existe evidência científica que comprove tal suspeita.

2007 – 02 de ABRIL – “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”

Para chamar a atenção para esse transtorno e despertar o interesse da sociedade, em 2007 a ONU institui o dia 2 de abril – como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. “Esse ato, pelo seu simbolismo, abriu possibilidades para um maior diálogo entre as famílias, profissionais da área e os próprios indivíduos com autismo.
 Veio como um alerta necessário para que os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID), antes considerados raros, fossem vistos com maior responsabilidade. Pesquisas e interesse pelo TID, onde o autismo aparece como o mais prevalente, têm aumentado ano a ano, produzindo mais conhecimento, desmitificando crenças e afastando o que não é científico.” – Ricardo Halpern

2013 – DSM-V – Com o lançamento da 5ª edição do DSM, os subtipos dos transtornos do espectro do autismo são eliminados. Os indivíduos são agora diagnosticados em um único espectro com diferentes níveis de gravidade. 
O DSM-V passa a abrigar todas as subcategorias da condição em um único diagnóstico guarda-chuva denominado Transtorno do Espectro Autista – TEA
A Síndrome de Asperger não é mais considerada uma condição separada e o diagnóstico para autismo passa a ser definido em duas categorias: alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados.

2014 – Prevalência – Estima-se que o autismo atinja 1% da população, 70 milhões de pessoas no mundo, sendo 2 milhões no Brasil.
O relatório de março de 2014 do Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC, alertou para os novos dados sobre a prevalência de autismo nos Estados Unidos. 
Este estudo de vigilância identificou 1 em 68 crianças (1 em cada 42 meninos e 1 em cada 189 meninas) com Transtorno do Espectro Autista. 
“Os critérios diagnósticos se ampliaram e o olhar sobre o Autismo fez com que um número maior de casos fosse diagnosticado”, conforme Ricardo Halpern. No Brasil, não há estudos completos de prevalência.

2014 – Causas – Um amplo estudo realizado na Suécia mostra que fatores ambientais são tão importantes quanto a genética como causa do autismo.
Estes fatores – não analisados pelo estudo – poderiam incluir, segundo os autores, o nível socioeconômico da família, complicações no parto, infecções sofridas pela mãe e o uso de drogas antes e durante a gravidez. 
Os autores da pesquisa trabalham no King’s College de Londres e no Instituto Karolinska de Estocolmo. Eles se disseram surpresos ao descobrirem que a genética tem um peso de cerca de 50%, muito menor do que as estimativas anteriores, de 80% a 90%, segundo o artigo publicado no Journal of the American Medical Association – JAMA. 
O resultado partiu da análise de dados de mais de 2 milhões de pessoas na Suécia entre 1982 e 2006, e é o maior estudo já realizado sobre as origens genéticas do autismo.

Filme: Meu Filho, meu mundo






Fontes: Fred Volkmar – Martha Hubner – Ricardo Halpern, National Autistic Society – Autism Speaks

http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1503543977_ARQUIVO_AUTISMO-E-CULPABILIZACAO-DAS-MAES-UMA-LEITURA-DE-LEO-KANNER-E-BRUNO-BETTELHEIM.pdf

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/sindrome-de-asperger/


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