A psicomotricidade é a base para alfabetização, que envolve vivência corporal, ritmos, danças, música, espaço, movimento, linguagem, sentidos, jogos e brincadeiras.
No jogo a criança cria, desenvolve, imagina, enriquece, organiza, vive situações, hábitos, derrotas e sucessos e limites.
Em psicomotricidade o movimento não é o mais importante, o mais importante é a intenção, a intencionalidade na execução do movimento que agem com a organização cerebral.
Crianças agressivas ou impulsivas, trabalhar a respiração.
Hiperativos, as vezes tem problemas respiratórios
Conhecimento/ reconhecimento / respiração/relaxamento
Ex: saquinho na barriga, deitado, fazer o saquinho subir e descer.
Soprar tinta, criando desenhos
Encher balões
Soprar canudinhos
Esquema corporal:
Mímica, teatro, dança, imitações, movimentos diversos, diversos ritmos:tango, rock, valsa...
Ritmo envolve tempo e velocidade, duração, sucessão e ordem com sequencia de ações.
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