O brincar mais terapêutico é o de esconde - esconde, trabalha as angustias.
A criança que se morde ou puxa cabelos é auto-punição.
É mais sério que o que agride a outra criança, pois a criança que agride o outro,
ainda está se defendendo, perigoso é a criança que não se gosta.
Roer as unhas - A criança que roe as unhas quer se roer.
É diferente do adolescente que roí.
As clínicas de Psicopedagogia recebem mais meninos que meninas,
cobra-se do homem quando adulto que seja empreendedor, altivo,
com muitas ideias,mas quando criança é criado para ser obediência, passivo.
Meninos têm mais problemas de aprendizagem devido às cobranças de ora ser criativo,
ora ser passivo.
Não existe aprendizagem sem razão e sem emoção.
Deve-se lidar com as emoções.
Trabalhar com todas as crianças que tem problemas de aprendizagem.
Não importa o que a criança é, trabalha-se os problemas de aprendizagem.
Agressividade se cura com o brincar, não com brinquedos.
Brincar, sujeito que brinca.
Não com qualquer brinquedo, a criança tem que construir o brinquedo, construir o brincar.
O brincar cura, tirar a agressividade de seu corpo e passar para o brinquedo.
Bolinhas de sabão - Lavar.
Aprende-se brincando. Instrumento de trabalho brincar.
O brincar cura. O brincar é teraupêtico.
Tangram para adolescentes, começa-se com o diálogo, trabalha-se mais a escuta, ouvir, saber ouvir.
A conversa que vai tecendo vínculos, depois vai se escutando.
Tem que saber ler o brincar, sem estrutura dos jogos prontos. Brincar criando.
A avaliação de saber se a criança está preparada para ir ao primeiro ano, só quem pode diagnosticar, avaliar é o psicopedagogo.
A medida de atendimento é de 8 meses a 1 ano, 2 anos, não mais que este tempo.
- Início
- Psicopedagogia - Hemisférios
- Psicopedagogia -1
- Fenomenologia - Husserl
- Fenomenologia 1
- Psicanalise Psicopedagogia
- O brincar e a criança
- Jean Piaget
- Estágios Desenvolvimento Segundo Freud
- Estrutura Psiquíca - Freud
- Aspectos Estruturais e Instrumentais
- Cognição e Comunicação
- Aprendizagem e Não Aprendizagem
- Aprendizagem : Desejo - Corpo
- Psicomotricidade - Movimento - Mente
- Sujeito na Psicanálise
- Função Materna
- Funções Parentais
- Corpo e Representação
- Campos Epistêmicos
- Neuropsicologia
- Sistema Nervoso
- Id / Ego / Superego
- Maturação Nervosa
- Comportamento
- Tiques
- Autismo
- Autismo/TEA
- Asperger
- Transtorno do Espectro Autista / TEA
- Cérebro Trino
- Hormônios
- Sistema Funcional
- Como Aprender?
- Desenvolvimento Psicossocial
- Problemas de Aprendizagem
- Afasia
- Movimentos
- Massagem e estimulação
- Diagnóstico Psicopedagógico
- Contra Transferência
- Vygotsky
- Linguagem
- Estimulação Precoce
- Wallon
- Jogos
- Leitura e Filmes
- Atividades
- AH/SD Altas habilidades
- Enriquecimento Curricular
- Práticas Inclusivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário