Jean Piaget

Como uma criança Pensa? Jean Piaget.

Piaget, biólogo, pesquisador, fez pesquisas com seus filhos e genes, organizou os estudos do desenvolvimento a partir das fases, valorizava a ação, o que o sujeito é capaz de fazer, de realizar.
Piaget, começou a gênesi de como a criança vai construindo a sua inteligência utilizando o método clínico.
Ele acreditava que um dia a Pedagogia aproximaria-se da Psicanálise.

Pré - lógico
Lógico
Pré-operacional
Operacional

Erro para o psicopedagogo é diagnóstico, não é problema.

A troca de letra, fala de  trocas, " que lugar ocupo na família?"
Trabalhar a dramaticidade.
Dramatizar trocas de papéis.

Erro - Disfarce - Sintoma
Erro é indicio  de algo que "fala" que diz alguma coisa
Erro é produto, desejo de inteligência
Erro diz  muito mais do que não saber.


Corpo

Aprendizagem

Para que alguém aprenda é necessário que haja desejo, mas ninguém pode obrigar alguém a desejar.

O desejo é o amor  e esse não se impõe.

Corpo é o organismo que que é marcado pelo desejo e inteligência com funcionamento dinâmico.

O corpo tem vida, o corpo fala.

O organismo é estático, o corpo é movimento.

Nós nos tornamos inteligentes.




Inteligência - Desejo - Organismo

Inteligência, desejo e organismo são indissociáveis, ninguém aprende sem um deles.

Torna-se inteligente porque se aprende, todos podem ser inteligentes.

Desejo tem mais a ver com o coração do que com a razão.

Tudo o que fazemos é para sermos desejados.

Amar, desejar não se impõe a ninguém.





O movimento pendular entre as duas dimensões possibilita ao indivíduo
(re) conhecer-se na semelhança e na diferença.



Objetivante - Consciente - Subjetivante - Emocional

Só aprendemos de quem outorgamos o direito de nos ensinar.


TODO - Fala da semelhança  / PARTE - Fala da diferença

O que o homem faz é a linguagem - A palavra

O homem  não é só racional, mas  antes de tudo é de palavra - ( Pá - Lavra) Terra.

Uma palavra pode levantar ou arrasar alguém.

A palavra enfeitiça.

Erro de Descartes - Não há como separar a emoção da razão.


Piaget:



Saber tem a ver com o sujeito desejante.

A grande aprendizagem acontece no dia a dia, na prática.

Fobia escolar - Evitam ambientes no qual sabem, que a aprendizagem é possível.

Identificam o processo de aprendizagem ao de crescimento.

Não atribuem significado positivo especial à aprendizagem escolar.

Temem crescer.

Origina-se de relacionamentos simbióticos com um dos pais.

A aquisição do conhecimento levará a uma perda.

Creem que o único aprendizado seguro é espontâneo.

Contradições de pensamentos / ações.

A maior cognição - Entrada para aprendizagem significa a independência .

Quando recebe-se alguém para tratar a fobia começa-se primeiro a trabalhar o medo.

A raiva geralmente é ligada à culpa.

Tem pais que colocam nos ombros dos filhos "dívidas".

Dores físicas para chamar atenção - Estomacais.

Piaget, cognitivo do sujeito, crê no ambiente como laboratório e nas leis universais.

Cognição e evasão :
Maria Helena Ribeiro Costa

Dra Magda Mello





Nenhum comentário:

Postar um comentário