Como uma criança Pensa? Jean Piaget.
Piaget, biólogo, pesquisador, fez pesquisas com seus filhos e genes, organizou os estudos do desenvolvimento a partir das fases, valorizava a ação, o que o sujeito é capaz de fazer, de realizar.
Piaget, começou a gênesi de como a criança vai construindo a sua inteligência utilizando o método clínico.
Ele acreditava que um dia a Pedagogia aproximaria-se da Psicanálise.
Pré - lógico
Lógico
Pré-operacional
Operacional
Erro para o psicopedagogo é diagnóstico, não é problema.
A troca de letra, fala de trocas, " que lugar ocupo na família?"
Trabalhar a dramaticidade.
Dramatizar trocas de papéis.
Erro - Disfarce - Sintoma
Erro é indicio de algo que "fala" que diz alguma coisa
Erro é produto, desejo de inteligência
Erro diz muito mais do que não saber.
Corpo
Aprendizagem
Para que alguém aprenda é necessário que haja desejo, mas ninguém pode obrigar alguém a desejar.
O desejo é o amor e esse não se impõe.
O desejo é o amor e esse não se impõe.
Corpo é o organismo que que é marcado pelo desejo e inteligência com funcionamento dinâmico.
O corpo tem vida, o corpo fala.
O organismo é estático, o corpo é movimento.
Nós nos tornamos inteligentes.
Inteligência - Desejo - Organismo
Inteligência, desejo e organismo são indissociáveis, ninguém aprende sem um deles.
Torna-se inteligente porque se aprende, todos podem ser inteligentes.
Desejo tem mais a ver com o coração do que com a razão.
Tudo o que fazemos é para sermos desejados.
Amar, desejar não se impõe a ninguém.
O movimento pendular entre as duas dimensões possibilita ao indivíduo
(re) conhecer-se na semelhança e na diferença.
Objetivante - Consciente - Subjetivante - Emocional
Só aprendemos de quem outorgamos o direito de nos ensinar.
TODO - Fala da semelhança / PARTE - Fala da diferença
O que o homem faz é a linguagem - A palavra
O homem não é só racional, mas antes de tudo é de palavra - ( Pá - Lavra) Terra.
O homem não é só racional, mas antes de tudo é de palavra - ( Pá - Lavra) Terra.
Uma palavra pode levantar ou arrasar alguém.
A palavra enfeitiça.
Erro de Descartes - Não há como separar a emoção da razão.
Piaget:
Saber tem a ver com o sujeito desejante.
A grande aprendizagem acontece no dia a dia, na prática.
Fobia escolar - Evitam ambientes no qual sabem, que a aprendizagem é possível.
Identificam o processo de aprendizagem ao de crescimento.
Não atribuem significado positivo especial à aprendizagem escolar.
Temem crescer.
Origina-se de relacionamentos simbióticos com um dos pais.
A aquisição do conhecimento levará a uma perda.
Creem que o único aprendizado seguro é espontâneo.
Contradições de pensamentos / ações.
A maior cognição - Entrada para aprendizagem significa a independência .
Quando recebe-se alguém para tratar a fobia começa-se primeiro a trabalhar o medo.
A raiva geralmente é ligada à culpa.
Tem pais que colocam nos ombros dos filhos "dívidas".
Dores físicas para chamar atenção - Estomacais.
Piaget, cognitivo do sujeito, crê no ambiente como laboratório e nas leis universais.
Cognição e evasão :
Maria Helena Ribeiro Costa
Fobia Escolar: http://www.sig.org.br/_files/uploads/image/fobiaescolar.pdf
Dra Magda Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário