Psicanalise Psicopedagogia

Para Jean Piaget a criança somente tem capacidade de pensar, analisar a partir dos 08 anos.

As crianças captam mais a capacidade de aprender do que pensar.

Alguns tem medo de crescer, medo de fazer papel de bobo.

Crianças desejam  aplicar de modo correto o que aprenderam.

Devemos valorizar a fantasia, pois é a partir desta que ocorre a aprendizagem.

O medo faz a criança não aprender, sem problema nenhum faz a criança não querer aprender.

Crianças com dificuldades de aprendizagem são mais difíceis. Não consigo, não farei.

Bloqueio - de negar-se a aprender, muitas vezes para não precisar crescer.

Criança com transtorno de aprendizagem é mais lento, mas aprende.

Uma história por dia - Localizar tempo / espaço / Coleção Infantil

Criança lenta não precisa de tempo, precisa de dinâmicas que a sensibilizem
 e despertem o desejo de aprender.

Cada um tem seu tempo de aprender.

de haver vínculo entre professor e aluno.

Quando não há vínculo a criança não aprende.

Não supervalorizar o cognitivo intelectual, mas passar segurança, fazer a criança sentir-se capaz.

A visão que o professor  tem da criança e da turma são decisivas à aprendizagem,
toda a escrita é a minha escrita é a minha marca.

Encorajar o aluno a fazer.
Crianças com dificuldades de aprendizagem temem ir além, enfrentar,
necessitam de segurança para não bloquear.

É anti-terapêutico não valorizar o que o aluno trás de conhecimento.

O psicopedagogo não pode carregar as tintas nas faltas, mas carregar tintas no afeto,
na crença do aprender.

É anti-terapêutico concentrar-se na falta, no que falta à criança, excluindo o que ela possui.



Percepções e Realidades

Visão do professor, Rótulos, Visão dos pais

Culpa não leva a nada.

Através de todo desejo de saber existe o maior desejo de quem sou?
A que vim?
Pra onde vou?

Freud - É desejar e ser desejado. Só vivemos em função do desejo.

Não saber, não significa não saber tudo, nunca a responsabilidade é de um só lado,
 não devemos nos culpar.

Diferença não é deficiência.
A última coisa que se deve fazer é diagnosticar, antes precisamos nos despir dos preconceitos.

As pessoas ouvem o que querem, por isso num tratamento, mas do que falar, pergunta-se.

Cada família tem um mito.

Mitos familiares " mulher urbana" corre, trabalha, forte, "segura todas"

Homem não chora.

Que espaço colocaram você? Em que espaço você está em sua família?

Para chegar ao âmago tem que se conhecer o mito familiar.

A cabeça simboliza o saber. A criança que bate-se na cabeça, tem dificuldades de aceitar o saber.

A aprendizagem não ameaçaria seu auto desenvolvimento.

Aprender não destrói, há crianças que supõem que aprender trás perdas.

Deve-se ver os dois lados : positivo e negativo.

Motivação - Associação - Relação
MAR
Ninguém aprende fora do MAR.



O fruto do trabalho deve ter remuneração, quando não se cobra um serviço acredita-se que ele não tem valor.
Psicanalise não tem preço, Freud cobrava conforma as condições financeiras de seus pacientes.

O Psicopedagogo tem que estar bem, para não interferir no tratamento.


Pensar - Compreender - Saber

O nível mais profundo é o saber.

Ansiedade - rigidez- cobrar-se muito de si mesmo.

As maiores "verdades" são ditas brincando.

Não se trabalha quando a criança não quer se ajudar.


Medo de errar - Baixa resistência às frustrações, historicamente a avaliação nos levou a duvidar 
do que sabíamos , resgatar a capacidade de ser capaz.

A maioria das crianças tem medo de errar.
Inibição cognitiva, medo de errar, retraição geram problemas de aprendizagem.



O Psicopedagogo e sua atuação:
http://psicolucia.blogspot.com.br/2008/04/psicopedagogia-clinica.html

http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-psicopedagogo/48/


Livro: De Piaget a Freud - Lajonquière - Vozes
http://cappf.org.br/tiki-download_wiki_attachment.php?attId=628

Livro: A inteligência aprisionada -  Alicia Fernandez

http://inclusaobrasil.blogspot.com.br/2011/07/inteligencia-aprisionada.html

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/aprendizagem-tambem-questao-genero-432236.shtml

O corpo nos processos de aprendizagem: Contribuições de Wilhelm Reich e Alicia Fernandes
http://www.bdtd.ufu.br/tde_arquivos/9/TDE-2007-01-12T082822Z-432/Publico/MTCLelisDISS1PRT.pdf


Inibição Cognitiva:
http://psicoerikaluppi.blogspot.com.br/2012/05/o-que-e-inibicao-cognitiva.html

http://www.infoescola.com/psicologia/inibicao-cognitiva/

http://www.jornallivre.com.br/136946/o-que-e-inibicao-cognitiva.html

Modalidade de Aprendizagem X modalidade de ensino uma via de mão dupla

http://www.cpgls.ucg.br/ArquivosUpload/1/File/CPGLS/IV%20MOSTRA/EDUCAO/Modalidade%20de%20Aprendizagem%20X%20modalidade.pdf

 
A mulher Escondida - Alícia Fernandes:
http://www.slideshare.net/mrcapoa/alicia-fernandez-amulherescondidanaprofessora

Nenhum comentário:

Postar um comentário