Campos Epistêmicos

Conhecimentos articulados

Conhecimentos médicos, medir o difícil, transtorno, avaliar e quantificar o transtorno. Utiliza-se números, faixas etárias, níveis para  fazer a medição do transtorno.
Ocupa-se mais do transtorno do que com o sujeito, vale-se de métodos, técnicas, procedimentos na tentativa de apagar o transtorno.
tem sequencias para chegar ao controle do motor, que são condicionantes à criança, na tentativa da criança organizar a psicomotricidades ampla ou fina.
Essas sequencias são reeducativas, o saber está ao lado do terapeuta.
A direção da cura se estabelece por antecipação. Há uma pretensa intenção de antecipar este processo da cura, como se seguindo o processo metódico se alcançasse a cura.
Como se a somatória dos especialistas garantissem sucesso, trabalhos de especialistas fossem suficientes para tal.
A criança é vista como produto, em partes, pelo fonoaudiólogo, psicologo, psicopedagogo, professor.
A criança é separada em partes não funcionantes.
Há de se ver a criança como uma pessoa, sujeito pensante, protagonista de sua história.

Método Bahaviorista - 
Sustenta-se no estímulo e resposta, intervenção comportamentalista

Estímulo Compensante - ( doce)
Método de Skinner

São métodos limitantes, reduzem as combinações que a criança é capaz de criar.

Necessário multiplicar as possibilidades, as combinações, esquecer os métodos comportamentalistas.
DM - Deficiente Mental
Fechamento precoce da estrutura cognitiva (oclusão) Não chega ao Operatório Formal, não concluí-se, fecha-se antes, deve-se trabalhar quanto antes com a Estimulação Precoce.
Crianças sindrômicas não dependem da síndrome para ver onde param.
Viscosidade  cognitiva, dificuldade de generalizar um conhecimento, empobrece os atributos, não faz combinações, nem entrelaça.

Método Comportamentalista é fragmentado, empobrecido, enquanto o interessante do aprender é o entrelaçar.

A viscosidade da DM é fatal. A habilidade do corpo, ao campo sistêmico da medicina juntou-se a Psicologia, que relevou o emocional, pensou-se o afetivo.

Psicologia Genética de Jean Piaget
A criança pensa e resolve com a estrutura que tem. Formula hipóteses, reequilibra-se e reformula hipóteses. A influencia da psicologia genética contabiliza o emocional e o cognitivo, a lógica do consciente. 2 +2 =4

Sintomas / signos - leituras não podem acontecer em um único sentido, existem múltiplos contextos.
O corpo não é global, é impossível estar atento a cada batida do coração, o corpo expressa-se, neste contexto o brincar é importantíssimo.

Brinquedos pedagógicos, jogos são iscas para encontrar o sujeito. Brincar para ensinar o que se deseja e despertar o desejo de querer aprender.

O terapeuta ocupa o lugar do saber, é o mediador do que ensinar, quando e porquê, com planejamentos que buscam sempre a evolução, porém respeitando o tempo do aprendente.

Surge o corpo expressivo, diversos autores afirmam esta evolução, principalmente nos anos 80.
Além do corpo e no corpo existe o sujeito, o sujeito e suas emoções. Há de se trabalhar indisciplinarmente.

A psicanálise trata dos conhecimentos psicanalíticos, o ser e sua história, seu desenvolvimento e o outro desejante.
O desenvolvimento tem a ver com a lógica do inconsciente.

Freud dizia que o inconsciente aparece na transferência, no brincar a criança coloca questões de sua inconsciência, na transferência.
Brincar espontâneo, a criança usa a lógica do inconsciente e do consciente, o brincar retrata sua história.
Relacionar os transtornos com o desenvolvimento da criança.
O sintoma é visto como uma metáfora, não como símbolo, o sintoma aparece no conflito de sua história, o transtorno ocupa o lugar de outra coisa, o sintoma nos interroga e intriga.
A criança deve sentir-se segura para expressar-se, falar, demonstrar o lugar que está.
Deve-se mediar, interferir, na transferência, questionar e levar a pensar. Quando exite, percebe a falta, acontece o desejo de aprender.
A direção da cura é uma construção, vai se analisando o processo, examinando e comparando os resultados, se ocorreu progresso estamos no caminho correto, se houve estacionamento, devemos usar outra ou outras metodologias, para estruturar o sujeito e levá-lo a ser protagonista de sua história.

Corpo receptáculo - Depende de como foi inscrito este corpo, para ocorrer a aprendi existem transtornos fonodio
zagem é primordial que haja o entrelaçamento dos organismos físico e psíquico. Vejamos o sintoma como metáfora e devemos questionar, o que este sintoma oculta?

Transtorno Psicomotor - Postura / tônus / esquema corporal / imagem
A criança pode apresentar estes transtornos, depende do olhar do outro.

Diversos quadros psicomotores - Dificuldades motoras, dispraxia, hipercinesia, inibição

Debilidades motoras - Paratonias ( aumento tônicos e algumas partes do corpo) paratonias de braços, enrijecimento dos braços

Sincinesia - Mexer as duas mãos quando solicita-se mexer apenas uma.

Dispraxia - Não há reversibilidade de movimentos, falta organização de espaço, um conjunto de movimentos com finalidade (vestir um casaco), dispráxicos não conseguem organizar os movimentos com uma finalidade.
Na dispraxia involuntária o sujeito não faz o movimento porque não sabe, não tem experiência.
Na disprxia buco línguo facial existem os transtornos fonoaudiólogos.

A instabilidade é um quadro difícil, é hipercinésia, existem dois tipos, o motriz ( corre) e o postural (movimentos brusco). Não existem limites, só quando bate com alguém, na postural, existe falta no tempo, ritmos mais vagarosos, dificuldades para andar, ou andam muito rápido e não possuem o freio inibitório.
O hipercinético é muito rápido tem que reorganizar seus movimentos.
Para um tratamento eficaz é necessário um bom diagnóstico.


Behavorismo-https://www.ufrgs.br/psicoeduc/behaviorismo/behaviorismo-metodologico-e-behaviorismo-radical/

Bergès, Jean. O corpo e o olhar do outro. Escritos da criança, Porto Alegre, n. 2, p. 51-65, 1988
Garcia-Roza, Luiz Alfredo, 1936- Freud e o inconsciente / Luiz Alfredo Garcia-Roza. – 24.ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

Skinner - https://novaescola.org.br/conteudo/1917/b-f-skinner-o-cientista-do-comportamento-e-do-aprendizado

Corpo e psicose: articulações entre Psicanálise e Informática Body and psychosis: links between Psychoanalysis and Informatics Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto* Regina de Oliveira Heidrich**

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