AH/SD Altas habilidades

Altas Habilidades / Superdotação

Potencial elevado em algumas / várias áreas

  • Intelectual Geral - Teoria de tudo
  • Aptidão em determinada área - Artur Avila Cordeiro de Melo é um matemático brasileiro, naturalizado francês. É conhecido por ter sido o primeiro latino-americano e lusófono a receber a Medalha Fields, prêmio oferecido apenas a matemáticos e considerado equivalente ao Prêmio Nobel.
  • Capacidade de liderança - Gandhi
  • Líder de movimentos
  • Líder de criminalidades
  • Talento especial para artes - Heitor Villa Lobos
  • Capacidade psicomotora - Pelé
  • Atletas
  • Mini atrizes
  • Dançarinos
Joseph Renzulli é um psicólogo educacional americano. Ele é o Board of Trustees Distinguished Professor da Escola de Educação Neag da University of Connecticut.
Apesar de documentos legais que reconhecem alunos com capacidade acima da média na população escolar o que, muitas vezes, chega à prática dos profissionais da educação são conceitos desligados de concepções, relativamente vagos, pesados de mitos que as produções científicas estão derrubando. Ressignificar as concepções e conceitos sobre altas habilidades / superdotação é de suma importância sobretudo quando se admite que qualquer prática educativa deve sempre partir de um referencial teórico. Superdotação é um conceito que serve para expressar alto nível de inteligência e indica desenvolvimento acelerado das funções cerebrais. Desde a década de 80 surgem novas teorias sobre inteligência que vêm ampliando nossa visão sobre altas habilidades; a partir da década de 90, as pesquisas cognitivas foram enriquecidas com o desenvolvimento das ciências neurais. 
A Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowski , o modelo Diferenciado de Superdotação e Talento de Gagné , o Círculo dos Três Anéis de Renzulli , o modelo das Inteligências Múltiplas de Gardner e o modelo WICS de Sternberg são estudos que se destacam. São modelos diferentes que não se excluem,mas se completam. Algumas alternativas para inclusão escolar destes alunos são: Atividades extracurriculares organizadas na própria escola, Sala de Recursos, Modelo de Enriquecimento Escolar (SEM) de Renzulli e Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) idealizado pela psicóloga Zenita Guenther.

O Círculo dos Três Anéis de Renzulli

Teoria formulada por Renzulli na década de 70, apresenta uma conceituação centrada mais na atuação que na potencialidade, onde sustenta um modelo que não se atém no Quociente Intelectual, mas na confluência de três fatores : habilidade acima da média, compromisso com a tarefa (motivação) e criatividade elevada. A habilidade acima da média permanece relativamente estável e não necessita ser excepcional; a criatividade se refere à flexibilidade e à originalidade do pensamento e o comprometimento com a tarefa refere-se à persistência, dedicaçâo, esforço e autoconfiança. 
A partir de sua caracterização, Renzulli conclui que a superdotação é relativa ao tempo, à pessoas e às circunstâncias, isto é, os comportamentos superdotados têm lugar em determinadas pessoas (não em todo o mundo), em determinados momentos e em determinadas circunstâncias e não em todo o tempo.

Resultado de imagem para joseph renzulli teoria
  1. Rápido processamento de informações
  2. Raciocínio lógico
  3. Memória
  4. Flexibilidade de pensamento
  5. Capacidade de adquirir novos conhecimentos
  6. Superdotação Acadêmica
  7. Superdotação criativo produtiva
Terminologias: 
Precoce "antes"
Prodígio "performances extraordinárias"
Gênio "termo reservado para descrever indivíduos que deixaram um legado à humanidade e revolucionaram uma área do conhecimento. Beethoven, Da Vinci, Eistein, Mark Zuckerberg.

Criança Coreana Tsung Tsung - Prodígio.
Teorias Complementares
Inteligências Múltiplas - Howard Gardner
Inteligencias múltiplas
Características Cognitivas
  • Boas notas
  • Gosta de perguntar
  • Curiosidade
  • Aprende com rapidez
  • Excelente raciocínio
  • Raciocínio verbal, e ou numérico
  • Consumidor de conhecimentos
  • Lê por prazer
  • Gosta de livros técnicos - profissionais
  • Paixão por aprender

Características Afetivo- Emocionais
  • Necessidade de saber sempre mais e busca afetivamente por aprendizagens
  • Estabelecer metas irrealisticamente altas por si mesmo, muitas vezes reforçadas pelos pais, e sofre por medo de não atingir estas metas ( demonstra perseverança de estimulação mental, apresenta grande intensidade emocional.

Superdotação acadêmica ou escolar, maior facilidade identificada pelos testes de QI. A ênfase nessa habilidade são os processos de aprendizagem dedutiva, treinamento estruturado nos processos de pensamento e aquisição, estoque e recuperação da informação.

Habilidade cognitiva avançada, sente-se entediado com as atividades acadêmicas  curriculares.

Curiosidade intelectual - Exibido, arrogante
Sensibilidade criatividade - Aparecer, causa ruptura
Grande capacidade de demonstrar emoções, vulnerabilidade à críticas feitas pelos outros.

Mitos AH/SD
A aluna de escola pública, Lorraine Isidora Gonçalves, de 17 anos, filha de camelô e moradora de uma comunidade do Rio de Janeiro, vai representar o Brasil na 16ª Olímpiada Internacional de Neurociência (2016 Brain Bee World Championship), Copenhague, na Dinamarca.

A estudante superou outros 13 concorrentes na final do torneio da 4ª Olimpíada Brasileira de Neurociências (Brazilian Brain Bee). Para vencer a competição, Lorrayne teve de responder 100 questões em provas de neuroanatomia, neurohistologia, neurofisiologia e neurociências clínicas.

Alonsio Kempler



Imagem relacionada


Fontes:
http://www.ppgees.ufscar.br/documentos/breve-historico-artigo
file:///C:/Users/Note/Downloads/Livro%20NAAHS%20AHSD_2016.pdf
FCEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário